Seis em cada dez americanos dizem que a religião tem um papel muito importante em suas vidas e quatro em cada dez frequentam cultos ao menos uma vez por semana. Apesar de tanta fé, uma espécie de “vestibular do Senhor” feito pelo instituto de pesquisa Pew Research Center mostrou que o grupo que mais conhece religião é o de ateus e agnósticos. O levantamento realizado com 3.412 pessoas envolveu 32 perguntas sobre três tópicos: Bíblia, tradições religiosas do mundo e relação entre Igreja e Estado.
Os que negam ter religião acertaram em média 20,9 questões, seguidos de perto por judeus (20,5) e mórmons (20,3). Bem abaixo, católicos e protestantes demonstraram desconhecimento de informações básicas das próprias crenças. “Quase metade dos católicos não sabia que o pão e o vinho da missa não apenas simbolizam o corpo e sangue de Cristo, mas, de acordo com a Igreja, são a materialização deles. Entre os protestantes, 53% não identificavam Martinho Lutero (1483-1546) como o líder da reforma que deu início à religião”, diz o estudo.
Com a pior nota, os católicos responderam menos perguntas corretas sobre a Bíblia (5,4 de 12) que judeus (6,3) e ateus (6,7). Nesse quesito, mórmons (7,9) e alguns grupos evangélicos se saíram melhor. “Evangélicos têm a cultura de ler as escrituras, os protestantes se apoiam na Bíblia desde o início. Já os católicos, historicamente, não a leem fora da missa”, diz Jorge Claudio Ribeiro, professor de Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).
O grande conhecimento de religião dos descrentes de Deus pode ser explicado como um processo de negação. “Geralmente, não se nasce numa família de ateus. Ser ateu exige uma migração consciente, que pode acontecer quando a pessoa conhece bem uma religião e se desilude”, diz o professor. O especialista crê, no entanto, que os resultados seriam diferentes se o estudo fosse no Brasil. “Lá existem até associações de ateus, há mais esclarecimento. Aqui somos ‘ateus, graças a Deus’.”
Matéria extraída da Revista Galileu edição de Novembro.
Quando li o texto acima achei que essa pesquisa fosse uma tremenda mentira. Reli e entendi o que era necessário entender. Os ateus sabem mais sobre religião porque não acreditam nela, e quando não acreditamos em algo, temos que ter argumentos, temos que estudar sobre o assunto para falarmos, por isso são tão entendidos. Mas o que regozijou meu coração foi saber de duas coisas. Primeiro que os crentes se saíram melhor no quesito Bíblia (palavra de Deus), e segundo que se essa pesquisa fosse aqui, o resultado seria bem diferente porque no Brasil "somos ateus, graças a Deus", ou seja, no Brasil a fé em Deus ainda é bastante presente na vida da nação.
Glórias a Deus por isso!Que possamos conhecer cada dia mais a Bíblia, pois é nela qu nosso conhecimento deve estar firmado!