Esse tipo de crente precisa se controlar |
Não sabia onde tinha colocado minha mochila. Meu irmão sabia, ele me viu guardando, mas eu estava tão preocupada com minha prova do dia seguinte que nem me dei conta. Quando perguntei a ele, o mesmo começou a brincadeira: “está frio” (significando que eu estava longe) e “está quente” (significando que estava perto). Fui ficando quente, quente, quente e ufa, a encontrei.
Dessa mesma forma somos nós na nossa vida cristã. Dias de culto (quartas e domingos) ficamos quentes, contudo, durante o resto da semana esfriamos, e muitas vezes até congelamos. Isso se chama empolgação ou entusiasmo. Ao ouvir a pregação do pastor decidimos que vamos mudar de vida, mudar de hábitos para agradar ao Senhor, que tudo a partir daquele dia será diferente. E aí vem o dia seguinte. Trabalhamos oito horas por dia, o que já nos deixa bastantes cansados; ao chegarmos em casa temos que estudar/dar atenção aos nossos filhos/relaxar um pouco e... dormirmos. Pronto, lá se foi aquele dia e deixamos de cumprir aquele nosso trato feito no culto de domingo com o Senhor.
Pedro era impulsivo. Jesus pediu a Pedro que vigiasse com ele, mas Pedro caiu no sono.“O espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. Pedro estava sendo sincero, ele queria servir a Jesus sem reservas, mas ele achava que estava pronto, mas era fraco. Quando prenderam Jesus, os discípulos fugiram, Pedro abandonou o seu Senhor. Dominado pelo temor Pedro negou a Jesus. Ele tinha um caráter franco, possuía emoções fortes e confiava em suas emoções, porém o dia da provação comprovou que ele não estava pronto, com antes pensara que estava. Assim era Pedro! Ele tinha um temperamento forte! Foi necessário que Jesus transformasse seu temperamento. Pois ele era inconstante!
E o seu temperamento? Você é estável ou é inconstante?
Para ser estável e controlar seu temperamento é necessário que você faça um auto-exame de sua vida espiritual. Até quando vai ficar sentando no banco com tantas atividades para fazer na igreja e em sua comunidade?
Rompa com os valores do mundo: “Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.” Romanos 6.11-12.
Submeta-se aos valores de Deus: “Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça.” Romanos 6.13.
Mude de atitude: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” 2Corintios 5.17.
Afaste-se do mal e busque a santificação: “Afastem-se de toda forma de mal. Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1Tessalonissenses 5.22-23.
A estabilidade é alcançada com a maturidade, e a maturidade é alcançada à medida que me torno parecido com Jesus. Portanto, é possível ser um cristão estável!
Nenhum comentário:
Postar um comentário