segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Aprenda a ser C-O-R-R-I-G-I-D-O


Dia desses estava lendo Provérbios e me deparei com o seguinte versículo:

“Mas se você corrigir uma pessoa sábia ela o respeitará. Qualquer coisa que você ensina a uma pessoa sábia torna-a mais sábia ainda.” Pv 9:8,9.

Isso me fez pensar nas pessoas que não gostam de receber críticas, por exemplo: eu!
Aliás, quem é que gosta?Se existir essa pessoa no mundo, que atire então a primeira pedra!
Existem CRÍTICAS e existem CRÍTICAS CONSTRUTIVAS. Qual a diferença?
Essa é uma crítica normal, mais conhecida como destrutiva: “Você é muito mal educada”. Sem explicação e em 99% dos casos é a opinião pessoal do crítico. Já as construtivas oferecem uma crítica juntamente de uma solução ou uma explicação: “Você é muito mal educada, pois quando as pessoas estão falando você sempre as interrompe, além de gritar para que seja o centro das atenções.”


Bem, críticas construtivas são aquelas que ajudam as pessoas a melhorarem. Mas onde é que eu quero chegar com tudo isso?
Infelizmente há indivíduos que nem das críticas construtivas gostam. Acham-se perseguidos. Nunca estão errados. Em suma: não possuem a humildade em reconhecer que muitas vezes é necessária uma mudança.


A palavra de Deus diz em Provérbios 10:17 que “aquele que aceita ser repreendido anda no caminho da vida, mas quem não aceita cai no erro”. Eu sei o quanto é difícil escutarmos os outros nos analisando, mas devemos agradecer a Deus pela pessoa que teve a coragem e a iniciativa em fazê-lo, pois ela está contribuindo com o nosso crescimento pessoal e espiritual. Pare de se achar vítima perante os acontecimentos e como um ser humano sábio tome a postura de amadurecimento! A bíblia nos diz ainda que “aquele que quer aprender gosta que lhe digam quando está errado; só o tolo não gosta de ser corrigido”. Pv 12:1


Dentro deste perfil ainda existem aquelas pessoas que dizem saber de tudo e recusam oportunidades de aprendizado. Pensamos que isso não existe, mas quantas vezes ouvi falar de pessoas que se dizem sábias demais e rejeitam fazer cursos, treinamentos, congressos etc! Precisamos rever nossos conceitos e entender que se continuarmos assim, a tendência é que fiquemos estagnados para sempre! Acorde e se permita ser corrigido, até mesmo por aqueles que você não tem muito afeto... E ainda dizem que a bíblia é uma história em quadrinhos... Pra vocês que pensam assim, deixo minha opinião: A BÍBLIA NADA MAIS É DO QUE UM MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA!

4 comentários:

  1. Hahahaha!!! Manual de sobrevivência foi massa... Eu fico o tempo todo me segurando pra não cair o tempo todo nesse erro. Estou melhorando mas ainda falta muuuuuuito... Aff! É difícil... Mas olhar pra si com o olhar do outro, é o começo. Deus abençoe vc, Ketlyn, por sua dedicação a Ele e por sua lucidez nos posts do Blog. Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso é verdade. Eu escutei q a crítica "construtiva" é aquela q sempre vem acompanhada de uma solução ou uma "luz". Criticar por criticar em nada constrói, mas se vier acompanhada por uma"solucionática", aí sim faz sentido. Mto bom Ketlyn Kelly. Sempre trazendo temas mto mto interessantes q me faz refletir e crescer. Bjaaaaaaoooo!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Ketlyn...
    o assunto muito bem abordado, mostra mesmo o quanto somos errados em tantos aspectos.
    parabens pelo trabalho, você é fera!!!
    bjããããããão

    ResponderExcluir
  4. As críticas devem ser feitas com o intuito de ajudar e fazer com que voce cresça e nao com o objetivo de colocar a pessoa la embaixo.
    Mas infelizmente as pessoas nao aprenderam essa lição e acabam por corrigir da maneira errada.
    Muitoo bom o post Nenemm, como sempre!!!!

    Beijããããooo

    ResponderExcluir